PROJETOS EDUCATIVOS

Divulgamos o evento abaixo:

REGIONAL NORTE DE XADREZ ESCOLAR CBX 2010
ANANINDEUA-PA / 14 e 15 de Agosto de 2010
Evento Chancelado pela Confederação Brasileira de Xadrez

http://rnescolar2010.fexpa.org.br

O objetivo do evento, além de difundir a prática de xadrez e fazer o intercâmbio entre os alunos e professores deste esporte no âmbito escolar da Região Norte.

ALUNO INTEGRADO

Aluno Integrado qualifica em tecnologia digital

O uso dos recursos tecnológicos cada vez mais se faz presente na formação dos alunos da rede estadual de ensino. Ainda neste mês de junho, cerca de 2.500 estudantes de escolas estaduais darão início às aulas da primeira turma do curso de qualificação em tecnologia digital “Aluno Integrado”, coordenado pelo Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo), do Ministério da Educação (MEC), a estudantes de todo o Brasil, por meio da Universidade Federal de Goiás (UFG). O lançamento do curso, em Belém, foi promovido na manhã desta segunda-feira (21), no auditório da auditório da Fundação Cultural do Pará “Tancredo Neves” - Centur.

Participam do curso cerca de 2500 estudantes de escolas estaduais localizadas em 60 municípios, cujos pólos estão localizados em onze cidades: Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Benevides, Bragança, Castanhal, Marabá, Redenção, Tucuruí e Santarém. Durante os cinco meses de formação eles vão estudar sobre manutenção de computador, criação e funcionamento de sistemas e internet, com a orientação de professores-tutores da própria rede estadual, os quais receberão uma bolsa para executar o trabalho.

Os estudantes vão fazer o curso nos laboratórios de informática das escolas em que estudam e terão acesso ao conteúdo por meio da conexão de internet do programa Navegapará. As aulas, orientações e avaliações serão ministradas na Plataforma do E-Proinfo do MEC, onde já existem salas de bate-papo, para o diálogo entre os cursistas e os professores. Os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE's) em Belém e no interior também serão espaços para a realização do curso.